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Entenda o papel do marketing de conteúdo na prospecção de leads qualificados

Você já deve ter ouvido falar sobre o marketing de conteúdo. Vamos aprender a sua importância

Autor: Douglas Santos

26 jan 2023

Avaliação:
4.5/5
Entenda o papel do marketing de conteudo na prospeccao de leads qualificados

Você muito provavelmente já ouviu falar em marketing de conteúdo, uma das estratégias mais comuns e utilizadas em todo o universo do marketing. Mas, você sabe qual o impacto dessa prática para as empresas que a utilizam?

De maneira geral, podemos dizer que esse tipo de marketing é extremamente benéfico e traz uma série de benefícios para as companhias que conseguem aplicá-lo da maneira correta.

Vejamos então a definição do conceito, caso você não se lembre o que ele diz respeito e uma de suas principais consequências para as empresas, a prospecção de leads qualificados.

O que é marketing de conteúdo

De forma geral, dizemos que marketing de conteúdo é todo aquele feito de maneira estratégica a fim de produzir conteúdos de alta relevância que sejam compatíveis com determinadas empresas em seus ramos, serviços e produtos.

Ou seja, é a produção de um material relevante, valioso, que visa atrair um maior número de visitantes para as páginas e sites de companhias e convertê-los em clientes, conquistando-os com a qualidade do que é disponibilizado.

Ao invés de simplesmente promover produtos ou serviços de maneira agressiva, as estratégias desse tipo de marketing digital visam entender as necessidades dos clientes e mostrar que as marcas podem oferecer exatamente o que os clientes precisam.

Principais benefícios do recurso

O marketing de conteúdo pode ser utilizado em diversas plataformas, como blogs, páginas, perfis em redes sociais e utilizar recursos como artigos, tabelas, vídeos, imagens, gráficos, livros e muito mais. E, dentre seus principais benefícios gerados, temos:

  • Maior número de acessos nos sites;
  • Mais autoridade e relevância para as marcas;
  • Melhor desempenho das páginas nos mecanismos de pesquisa;
  • Maior número de leads e leads qualificados, que veremos adiante;
  • Maior número de clientes, bem como a satisfação dos consumidores.

O que são leads e leads qualificados

Agora, precisamos entender melhor os conceitos de leads e leads qualificados para podermos compreender a atuação do marketing de conteúdo na geração destes itens em uma companhia.

Leads

Leads são pessoas que demonstram interesse pelos produtos ou serviços de uma empresa e podem se tornar clientes em potencial.

Normalmente, as leads são geradas através de formulários de contato, assinaturas de newsletters ou participação em eventos ou campanhas promocionais.

Dizemos que os leads são gerados durante o processo de jornada do cliente, que acompanha um consumidor desde o seu primeiro contato com uma marca, quando ele descobre a necessidade de um produto ou serviço.

A partir do momento em que o interesse pelo que a empresa oferece surge, e o visitante oferece suas informações para contato, dizemos que ele se tornou um lead.

Leads qualificados

Por sua vez, leads que já passaram por uma triagem e que apresentam maior potencial de se tornarem clientes efetivos, são chamados de leads qualificados.

Isso significa que essas pessoas possuem características que os tornam mais propensas a adquirir um produto ou serviço, como, por exemplo, perfil, localização, orçamento, necessidades e interesses.

A qualificação de leads é uma etapa importante na estratégia de marketing de uma empresa, pois permite direcionar os esforços de venda para os leads que possuem maior probabilidade de se tornarem clientes.

Isso pode ajudar a maximizar o retorno sobre o investimento e aumentar a eficiência da equipe de vendas.

O papel do marketing de conteúdo na prospecção de leads qualificados

Agora, precisamos traçar os paralelos entre a produção de materiais relevantes para os potenciais clientes de uma empresa e a geração de leads qualificados. Pode parecer um pouco lógico, agora que você sabe a definição de ambos os termos.

De forma geral, podemos dizer que, com o marketing de conteúdo, as empresas disponibilizam os materiais que mostram sua relevância no mercado, a importância de seus produtos e serviços aos consumidores de variados nichos.

Essa relevância é essencial para agregar valor ao que é oferecido. Uma vez que os produtos têm valor agregado, a tendência é que surjam mais e mais potenciais compradores, pois há aumento de interesse no que é disponibilizado.

Vamos relembrar os primeiros benefícios verificados nas estratégias de marketing de conteúdo e relacioná-los com a geração de leads, bem como a prospecção de leads qualificados.

Maior número de acessos nos sites: mais visitantes que podem se interessar pelos materiais produzidos.

Mais autoridade e relevância para as marcas: maior credibilidade aos conteúdos disponibilizados, o que ajuda a despertar o interesse em todos os meios do mercado.

Melhor desempenho das páginas nos mecanismos de pesquisa: quanto mais o site da sua empresa for bem colocado nas pesquisas, mais pessoas encontrarão sua marca e confiarão nos seus produtos.

Logo, a produção de material relevante faz com que os visitantes das páginas de sua empresa percebam que o que está sendo oferecido tem maior relevância e capacidade de atender suas necessidades.

Ou seja, eles se tornam mais propensos a adquirir um produto ou serviço, pois o conteúdo disponibilizado faz, de certa forma, parte do processo de triagem citado anteriormente, qualificando os clientes com informações de qualidade dispostas da maneira correta. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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